Texto II Adriano Rodrigues
Por Rodrigues, Adriano Duarte, “Comunicação e Cultura”, Lisboa.
Modelos da Comunicação Entender as diferenças e relações entre a esfera informação e a dimensão comunicacional.
O facto de designarmos Comunicação Social ao conjunto dos meios de informação (imprensa, rádio, televisão, internet, etc), faz com que se confunda o domínio da informação com a experiência comunicacional. Para esta confusão contribuem também a estratégia da legitimação do domínio informativo, o apelo às supostas funções comunicacionais e as diferentes interpretações de uma só informação consoante a localização, a cultura, etc.
Para que este mal entendimento seja resolvido será necessário avaliar cada esfera individualmente e por fim fazer a ligação entre estas, percebendo as suas relações e as suas diferenças.
1 – ESFERA DA INFORMAÇÃO A esfera informativa é o conjunto dos acontecimentos que ocorrem no mundo e formam o meio ambiente, ou seja, a nossa envolvente. Esta é relativa, não depende do controlo da razão humana e trata-se de um processo irreversível tomando um só sentido: Destinador Destinatário.
O valor informativo de uma mensagem acaba por perder a sua importância à medida que o tempo vai passando e que esta acaba por ser socialmente aceite.
Quando os acontecimentos são menos previsíveis e mais inesperados são mais informativos, logo a informação procura o inesperado. Ex: Por norma a morte não é informativa a não ser que se trate de um caso inesperado, como um jovem que morre sendo completamente saudável.
Em termos teóricos pode-se dizer que a informação é uma realidade medida pelo cálculo de probabilidades:
Probabilidade de ocorrência
Valor informativo
Quanto menor a probabilidade, maior o valor informativo.
Quanto maior a probabilidade, menor o valor informativo.
2 – DIMENSÃO COMUNICACIONAL
A comunicação é um processo dotado de previsibilidade devido ao princípio da