texto explicativo
Como sabes, o texto explicativo tem sempre uma questão como ponto de partida e transmite informações hierarquizadas com o objectivo de fazer compreender determinados factos. Distingue-se do texto informativo por ter uma função didáctica.
Daí podemos concluir à priori que o texto visa a transformação do estado cognitive dos sujeitos aos quais se destina, informando-os de forma clara, objective, coesa e coerente sobre um assunto ou problema de que se supõe eles serem dententores de um saber insatisfátorio. Como se pode notar, o texto Explicativo apenas apresenta uma informação, que se pressupõe que o leitor o detenha. Daí que a linguagem usada neste tipo de texto tem muito a ver com o típo de public alvo ao qual ele se destina.
O texto explicativo tem características próprias : expõe, esclarece, explana com clareza e evidencia factos, assuntos, temas de várias ciências e, eventualmente, instructões.
Neste tipo de texto, há o predomínio de duas funções de linguagem, nomeadamente a funçāo referencial (aquela que se usa para transmitir informações novas) e a funçāo metalinguística usada em segmentos que visam explicar ou esclarecer o sentido de uma noçāo ou expressāo anterior.
Como suporte linguístico, este tipo de texto utiliza:
Proposições causais;
Frases conclusivas;
Uma organizaçāo lógica das ideias.
A estrutura explicative desenvolve-se, geralmente, em três fases:
Uma fase de questionaçāo;
Una fase de resoluçāo;
Uma fase conclusiva;
Assim, corresponde, frequentemente, a uma estrutura elementar do tipo:
Porquê(ou como) ?+ porque… (ou se fizermos isto)+avaliação.
Neste tipo de textos, podemos identificar três momentos ou fases correspondentes às partes do texto, a saber: a fase do questionário que contém de forma explícita ou implicita uma questão que se vai