Texto Enciclopédico
CONCEITO | CONTEXTO DE CIRCULAÇÃO | LINGUAGEM
CONCEITO
O texto enciclopédico é um gênero discursivo que apresenta, de maneira organizada e sistemática, as informações básicas sobre determinado conteúdo do conhecimento humano.
A finalidade desse gênero discursivo é registrar e difundir o conhecimento acumulado, por meio da criação de uma obra de referência – a enciclopédia – que pode ser consultada por qualquer pessoa. CONTEXTO DE CIRCULAÇÃO
O texto enciclopédico teve o seu contexto de circulação ampliado em função das descobertas tecnológicas. Concebido para divulgado em livros, sob a forma de verbetes ou textos mais longos, hoje circula ser também em diferentes meios digitais e virtuais.
O desenvolvimento das tecnologias digitais de registro e transmissão de dados levou à criação dos CD-ROMs, discos de computador que possuem uma grande capacidade de armazenamento de dados. Essa capacidade permitiu que as enciclopédias passassem a ser elaboradas sob a forma de hipertextos, ou seja, textos em que é possível criar vínculos entre palavras ou expressões e outros textos, imagens, animações, filmes e sons. Surgiam, assim, as enciclopédias digitais.
OS LEITORES DOS TEXTOS
ENCICLOPÉDICOS
O
perfil dos leitores de textos enciclopédicos pode ser definido de duas maneiras: são pessoas que procuram uma informação específica sobre algum ramo do conhecimento humano para realizar um trabalho escolar, uma matéria jornalística, uma pesquisa acadêmica; ou curiosos que gostam de ampliar seus conhecimentos.
As
enciclopédias digitais e virtuais trouxeram uma modificação no modo como os leitores podem se relacionar com as informações apresentadas. Isso ocorre porque o hipertexto admite leituras nãolineares. Nele, quem constrói o percurso da leitura é o próprio leitor, que pode optar por uma sequência linear, lendo o texto-base do verbete do início ao fim,, sem interrupções; ou por seguir todos ou alguns vínculos
(hiperlinks) propostos, que