Texto Empresarial
Vamos apresentar uma lista de características e você poderá marcar sim ou não conforme as considere ou não importantes:
______________________________________________________________________________________
vocabulário sofisticado ( ) sim ( ) não clareza ( ) sim ( ) não vocabulário simples e formal ( ) sim ( ) não vocabulário informal ( ) sim ( ) não objetividade ( ) sim ( ) não frases curtas ( ) sim ( ) não frases longas ( ) sim ( ) não frases rebuscadas ( ) sim ( ) não gramática correta ( ) sim ( ) não
_________________________________________
Não devemos nos esquecer de que a mudança cultural que se impôs na linguagem das correspondências reflete também um estilo de vida moderno, em que a informação valorizada é aquela de mais fácil "digestão" - haja vista a grande influência dos meios de comunicação de massa.
Além disso, você deve reconhecer que um leitor, por mais inteligente que seja, precisa de tempo para decodificar as palavras, reconhecer os seus sentidos e identificar as relações entre as ideias. Assim, torna-se evidente que, quanto menor o esforço do leitor para decodificar o texto, ou seja, quanto menor for o desgaste mental, mais ele aprenderá sobre a mensagem.
São, então, estas as características do moderno texto empresarial:
1. concisão;
2. objetividade;
3. clareza;
4. coerência;
5. linguagem formal, linguagem informal e não rebuscada;
6. correção gramatical. Concisão
Concisão significa expressar o máximo de informações com o mínimo de palavras. Procura-se informar o que se deseja sem os subterfúgios e os clichês que marcaram o estilo brasileiro até a década de 70.
É claro que para atingir esse objetivo há de se determinar com precisão as informações