Texto do Tuávil

272 palavras 2 páginas
Universidade Braz Cubas
Curso: Pedagogia
Disciplina: Sociologia
Prof. Armando de M. S. Constante.
1- Oque Tuávii (o chefe indígena autor do texto) achou estranho na relação dos ocidentais com as coisas.
Ele quer dizer que o Papalagui (homem branco), tem tudo, mas na verdade não tem nada, pois se enche das coisas materiais e não valoriza as coisas que o Grande Espírito oferece gratuitamente, que são os elementos da natureza isto é o suficiente para sobreviver e ser feliz. O homem de tanto trabalhar o rosto de alguns Brancos se mostra cansados e tristes, porque ele não tem tempo para se divertir.
2- Explique a última frase do texto. Portanto, essas coisas de nada servem: o que Papalagui diz o que nos quer impor é animado pelo espírito mau e seu pensamento é carregado de veneno.
Ele quer nos dizer que para sermos felizes, basta às coisas que o Grande Espírito nos dá, o Homem acha que sua felicidade está nos objetos, na ganância, em sempre querer mais, as coisas dele é que tem mais valor, então sua deve ter cuidado, para não se contaminar com o que o Homem quer oferecer.
3- O que este texto nos mostra sobre a cultura?
O texto mostra as diferentes formas de cultura, de um lado o chefe de uma tribo, com seus costumes, hábitos, crenças e valoriza a natureza e o modo de vida que ela oferece.
Do outro lado o Homem produzindo cultura material para suprir suas necessidades, trabalhando muito, mas que às vezes não se lembrando de si próprio.

Relacionados