texto dissertativo testes objetivos
TEXTO DISSERTATIVO
Disciplina: Testes Objetivos
Professora: Beatriz Santarosa
Acadêmicas: Bárbara Silveira e Caroline Petrone
Psicologia 5º período matutino
A aplicação de testes tornou-se uma prática comum em diversos espaços da vida cotidiana e tem contribuído efetivamente nas diversas áreas. Apesar das vantagens que isto acarreta, há evidentemente expectativas irreais sobre os testes e seus resultados, além do uso inadequado feito dessas ferramentas, que interferem diretamente na tomada de decisões de um sujeito sobre si mesmo ou sobre os outros, tornando imprescindível, portanto, o conhecimento básico sobre testes.
A função tradicional dos testes psicológicos era a de medir diferenças e reações do indivíduo e entre os indivíduos, desenvolvidos, em sua gênese, para identificação das pessoas mentalmente retardadas, mas que ganharam ímpeto nas demandas de avaliação que surgiram da Educação, com a testagem de inteligência e no meio organizacional, no que diz respeito à seleção e classificação de pessoal nas indústrias, bem como na seleção e classificação de pessoal militar (ANASTASI; URBINA, 2000).
Certo é que a psicoterapia também contribuiu muito para o desenvolvimento de testes, ampliando-se desde orientações no plano educacional e vocacional para um estreitamento com todos os aspectos da vida humana. Observa-se, portanto, um campo amplo em que os testes são empregados, não perdendo de vista também, suas importantes contribuições nas diversas áreas de pesquisas (ANASTASI; URBINA, 2000).
Mas o que são testes psicológicos e como se diferenciam de outros métodos de coleta de informações sobre as pessoas? Anastasi e Urbina (2000) ressaltam que não se pode ignorar o fato que há muitos tipos de testes que atendem diversos objetivos e, então, diferem-se em aspectos importantes tais quais a maneira como são aplicados e os aspectos comportamentais que abrangem. Essas diferenças são encontradas em características fundamentais na