texto de violência urbana
Palavras-chave: Violência, criminalidade, crime, fator social, vítimas, sociedade, centros urbanos, desigualdade social, segurança pública.
TEXTO
MONTE, Jéssica. A violência urbana e suas formas de prevenção. DireitoNet, 10 out. 2007. Disponível em: . Acesso em: 2 mar 2014.
O texto trata sobre a criminalidade em todo país com as possíveis chances de acaba-las sem que seja causada grandes dificuldades. Buscando cada vez mais soluções para que os problemas da violência se acabam de vez na sociedade, de forma que ninguém saia prejudicado.
A autora desenvolve sua argumentação destacando o seguinte:
Que a criminalidade aumenta a cada dia mais, fazendo que a sociedade fica amedrontada ao sair de casa, aonde vem aumentando a violência com um alto índice de fatalidades, principalmente nos centros urbanos é o locais de crescimento como por exemplos; em favelas, periferias. A violência nos centros urbanos não está acontecendo somente por causa da desigualdade social, pois não é somente o pobre que tem a tendência de ser criminoso, na maioria das vezes tem pessoas que acham que a miséria e a violência é absoluta na hora do crime o que criminalizar a pobreza. Segundo com Felix (1996, p.61), a falta de progresso pessoal de maneira isolada não estimula o crime. Ocorre que a miséria de alguns em contraste com os outros, estimula o crime em busca de um equilíbrio daqueles que se sentem inferiorizados.
A sociedade busca sempre maneiras de acabar com a criminalidade, dependendo da polícia e do estado com novas penitenciárias. Além da segurança pública com as penalidades rigorosas visando os detentos. O estado e sociedade deve continua juntos para combate os problemas criminais, pois com a contribuição das igrejas, famílias, escolas e meios comunicação e outros, é fundamental na conquista de um Brasil melhor.
A segurança pública deve ser prioridade na política, pois observa-se que vem crescendo a violência a cada