texto de roma
Em Roma os primeiro educadores eram os pater famílias, ou seja, a educação de qualquer criança nascida na Roma antiga era primeiro orientada pela família, mais isso não significa que esta cultura era especificamente somente em Roma, poderia ser aplicável a qualquer povo no passado ou nos dias atuais.
Entendendo melhor a educação da época podemos dizer que a educação era uma Lei do Estado: em que o Pai era o dono e tinha total poder sobre os filhos. Ou seja, o romano na antiga monarquia vivia em uma republica de patres, patrícios ou dono da terra e das famílias. Isso dava direito de que tudo os núcleos envolventes pertenciam ao mesmo dono.
Mais tais ensinamentos parecia na verdade mais romanos que gregos, porque a própria historia romana ensinava às leis locais a criança, logicamente antes tinha a orientação dos Pais e dos Mestres da língua local.
Vejo que e muito importante esta aproximação dos Pais junto á criança porque daí que começa a ser educada junto e perto dos pais.
Eram os próprios escravos libertos os pedagogos onde acompanhavam a criança onde realizavam atividades físicas, musicais, escrita, leitura etc. Embora isso seja de uma idéia totalmente grega.
Em Roma tinha muitas resistências à cultura grega porque estava passando por um novo começo de mudanças na aprendizagem, onde não eram só saber ler ou escrever, mais aprender a gramática pelas mãos gregas, com isso os cidadãos-soldados romanos, não aceitavam o grego e o latim.
Isso e fortemente entendido pelo mono que o povo na quela época eram rude e a gramática em Roma não era freqüentemente utilizada, isso deixava ainda mais o povo distante de uma boa conduta em disciplina na forma de gramática. Logo com tantas dificuldades em Roma na certeza que a gramática fora chegar um poço tardio,