Texto de opnião
Cientista vem pesquisando novos métodos para diminuir a disseminação de doenças através de mosquitos, um destes estudos envolve a malária.
Esta doença mata três milhões de pessoas por ano, o ser humano contrai esta doença ao ser picado pelas fêmeas dos mosquitos Anopheles, quando estas estão envenenadas pelas bactérias thuringiensis. Geralmente a malária é contraída em regiões tropicais e subtropicais.
Para diminuir a incidência da malária os cientistas buscaram diminuir a quantidade de mosquitos anopheles, através do isolamento da bactéria thuringiensis, estas foram transplantadas para o DNA das algas azuis, das quais as larvas dos mosquitos se alimentam. Ao ingerir as algas, os mosquitos entram em contato com as proteínas e acabam morrendo.
Sendo este método um método de prevenção e não de tratamento, como consequência diminui o índice de morte no mundo e as pessoas sofrem menos com os sintomas provocados pela malária: dores de cabeça, cansaço, febre, náuseas.
Porém ao se extinguir os mosquitos, faz com que ocorra uma alteração na cadeia alimentar, aumentando muito a proliferação de algas azuis já que não haverá mais larvas para ingeri-las. Em consequência há um aumento na liberação de toxinas que contaminam a água e a carne dos peixes, gerando grande impacto para a sociedade.
Mesmo sendo um método eficaz, o mesmo deve ser analisado, pois gera problemas ambientais, havendo uma necessidade de buscar novas soluções para o novo problema. Sendo ainda a melhor forma de prevenir a contração da malária, cuidados com o ambiente onde a possibilidade do foco da mesma.
Este método possui vantagens e desvantagens, deve ser analisado e