Texto comparativo Escola de Ulm x Bauhaus
Aluno: Saulo Henrique Camilo Barbosa
Disciplina: Teoria do Design
Professor: Júlio Alessi
Análise comparativa das Escolas de Bauhaus e Ulm.
Bauhaus
Ulm
Nome: Staatliches Bauhaus in Weimar
Nome: Hochschule für Gestaltung Ulm
Fundada em: 1919
Fundada em: 1951
Fundador: Walter Gropius
Fundador: Max Bill
História: Da unificação da Academia de Belas Artes e da Escola de Artes e Ofícios, ambas da cidade de Weimar, surgiu a Bauhaus. Fundada em 1919 por Walter Gropius, denominada Staatliches Bauhaus in Weimar. Sua fase inicial caracterizava-se pela produção do trabalho individualizado e distante de qualquer proposta de uniformização de produção.
Em 1922 Bauhaus sofre uma reformulação curricular e a escola adota um novo formato de Arte e técnica: a nova unidade. De 1923 a 1928, a Bauhaus adota um novo discurso exaltanto a técnica ea indústria.
Em 1924, à beira de ser fechada pelas forças de extrema direita, a escola foi para Dessau, por decorrência de problemas políticos. Sob a direção de Gropius, foi inaugurada em 1926, onde prevaleceram as ideias expressionistas e místicas. Nessa época, a Bauhaus passou a ter uma nova denominação – Hochshule für Gestaltung – Instituto Superior da Forma.
Em março de 1928, por culpa das incessantes críticas ao trabalho desenvolvido na escola e que eram dirigidas ao seu diretor, Gropius demitiu-se. Em seu lugar, assumiu Hannes Meyer, que defendia a padronização e a ênfase, principalmente ao processo produtivo do que ao produto em si, adotando assim, uma maior racionalismo e tecnismo. Em 1930, o burgomestre Fritz Hasse demitiu Meyer. O motivo foi a sua orientação mais voltada à indústria em detrimento da arte. Mies van der Rohe assumiu a escola, exaltando mais a qualidade do produto. Van der Rohe acabou privilegiando o ensino da arquitetura, quase que exclusivamente. Em 1932, após o Partido Nacional Socialista de Dessau assumir o governo, foi decretado o fechamento da Bauhaus,