Texto baseado nas histórias “o monstro monstruoso da caverna cavernosa”, “a caverna de platãoxx
796 palavras
4 páginas
Ética significa tudo o que há de bom para o indivíduo e para a sociedade, um conjunto de valores morais que orientam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que se tenha um equilíbrio e um bom funcionamento social, fazendo assim com que ninguém se machuque.Baseado nos valores da Ética, no texto “As sombras da vida”, Platão quer passar que existem dois tipos de realidade, a existente e a que criamos.
A realidade que criamos é aquela que só nós somos capazes de enxergar, aquela que criamos em nossa mente, como se estivéssemos vivendo em um mundo irreal cheio de idéias imperfeitas, um mundo que nos domina de forma grosseira, usando a nossa visão. Já a realidade existente é aquela onde existe o sol, a lua, as estrelas, o céu, um mundo de idéias perfeitas.
O primeiro mundo somos nós, pois nosso conhecimento é obscuro, não sabemos de onde viemos, porque estamos aqui, quem somos nós, muitos acreditam naquilo que vêem, sem contestar nada.
Nós vivemos presos a um mundo sensível, é o que a mídia nos faz, faz com que fiquemos presos a um mundo irreal, um mundo de ilusões, fazendo com que acreditemos em tudo o que ela nos transmite.
O texto também nos passa que nós não vemos beleza e não prestamos atenção nas coisas mais belas da vida, que são aquelas que estão nos pequenos detalhes, nas coisas que passam como despercebido por nós.
E é por isso que a mídia é a maior culpada disso tudo, ela faz com que nós vivamos no mito da caverna, onde enxergamos a realidade como uma sombra, nós damos muito valor para o que os meios de comunicação passam ao invés dos mesmos nos dá informação, nos fazem ver e ouvir o que estamos afim, o que gostamos, é como se a mídia nos manipulasse, através das propagandas, fazendo também com que esqueçamos que há uma vida lá fora e que precisamos vive-la.
As pessoas hoje em dia vivem muito do materialismo, daquilo que se é abstrato e não ligam para as coisas concretas, para os sentimentos, o amor, a felicidade, aquilo que só a vida lá