Texto argumentativo
Disciplina: Leitura e Produção de Texto
Turma: Let1B
Aluna: Joana Darc da Nóbrega
Matrícula: 0869376
Atividade: Texto argumentativo “Internetês”
O internetês é um fenômeno linguístico, que acontece na nossa Língua Portuguesa quando usada em redes sociais, norteadas por abreviaturas marcadas pela diversidade da escrita, visto que nesses chats os falantes se baseiam nas práticas orais da Língua Portuguesa, para assim criarem a composição estrutural dos enunciados oriundos da contemporaneidade, visto que a língua é um fenômeno vivo e mutável. Pois, Marcuschi crê que “entramos, pois, numa era em que a linguística já se situa essencialmente como uma ciência que trata das práticas comunicativas, ou seja, vê como sua tarefa a análise da língua enquanto atividade interativa”. Outrossim, é que a rapidez com que o diálogo se procede na Internet requer essa necessidade.
Porém, por outro lado sabemos que essas reduções nas expressões e palavras podem acarretar equívocos na hora de se usar a Língua Portuguesa padrão, assim um jovem que passa muito tempo online, consequentemente poderá não separar a escrita permitida nos meios sociais, com a escrita adequada em uma produção de texto em sala de aula, ou em um vestibular e até em um concurso.
Em frente a essa situação o professor da Língua Portuguesa deverá desenvolver uma prática pedagógica focada em gêneros textuais, conduzindo o aluno ao entendimento de que cada gênero possui um formato específico, de acordo com sua função e meio de circulação, e que o internetês é uma linguagem para ser unicamente usada nas redes sociais e não fora deste contexto. Veja por exemplo, o gênero dissertação que não cabe ser abreviado, nem tão pouco faltar argumentos para a composição de um parágrafo, onde este deverá ser a explicação de uma ideia núcleo, como ressalta Figueredo. E como lembra Greimas e Courtés produzir uma paráfrase, precisa-se de uma unidade discursiva