Texto Argumentativo sobre a Lei Seca
Famecos - Comunicação Social Jornalismo
Português Aplicado a Comunicação II
LEI SECA
Aléxia Ventura da Silva
Porto Alegre, 13
LEI SECA
1 Pretende-se demonstrar neste texto a importância da Lei Seca que visa a coibir a violência no trânsito causada pela ingestão de bebida alcoólica.
2 O objetivo da Lei 11.705/2008, promulgada no dia 19 de junho de 2008 e alterada em 2013, é diminuir os acidentes de trânsito causados por motoristas embriagados. A lei surgiu com a missão de alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à direção.
3 Para comprovar a evidência do consumo alcoólico do condutor é necessário submetê-lo a um exame, de sangue ou de bafômetro. Além desta abordagem, serão admitidos vídeos e outras provas como o depoimento do policial, testes clínicos e outros testemunhos para comprovação do estado de embriaguez.
4 Das punições previstas destacam-se a multa de R$ 1.915,30, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado. A lei prevê, ainda, que caso o motorista reincida na mesma infração dentro de um ano, o valor da multa será duplicado e poderá chegar a R$ 3.830,60.
5 A violência no trânsito é cada vez mais frequente e pode ser relatada através das notícias diárias divulgadas pelos meios de comunicação. Para estancar a tendência de crescimento de mortes ao volante, coube ao Governo Federal o primeiro passo, desde a proposta da nova legislação à aquisição de milhares de etilômetros.
6 O álcool é um forte inibidor do Sistema Nervoso. Por esse motivo, quem bebe e posteriormente dirige tem os reflexos prejudicados. O motorista pode ficar mais corajoso, achando fácil a condução, mas perde principalmente a noção de distância. Se o mesmo for vítima do desastre, resiste menos tempo aos ferimentos, já que