Texto Apple
Na década de 90 a Apple tentou experimentar vender seus produtos e experimentou diversos fracassos ao vender seus produtos através de varejistas como Sears de CompUSA, seus computadores grandes acabaram fora da vista dos clientes e sua marca ficou tao enfraquecida que muitos varejistas recusaram vender seus produtos. A Apple entrou no varejo como um movimento defensivo para ganhar maior controle sobre o cliente, sua experiência, clima, mas em seguida não foi acolhida pelos consumidores.
A Apple teve que pensar diferente sobre varejo e tornou suas lojas mais do que apenas lugares onde as pessoas vão comprar, eles tiveram que criar uma forma de enriquecer a vida das pessoas que fazem compras nas lojas da Apple, tiveram que reinventar o varejo. Assim como mudou o modo de como as pessoas veem a tecnologia, teve que mudar também a experiência de varejo
Segredo 1 Apple tem pensado de forma diferente sobre o varejo
A Apple transformou coisas complexas em maneiras simples de se fazer sem precisar de um manual de instruções.
A loja da Apple antes de ser inaugurada foi aberta em um armazém para testar, adaptar e melhorar a experiência do ambiente.
A Apple trata suas lojas da mesma forma que trata qualquer outro produto da Apple, redesenhando ser o mais fácil e simples para seus clientes.
A Apple evolui constantemente seu projeto de loja, acrescentando ou removendo elementos que aumentam as experiências de compra de compra de seus clientes e melhora o seu negócio.
A Apple colocou suas lojas em locas de alto tráfego.
Percebendo que os clientes que não eram da Apple tinham receio em tirar dúvidas com a equipe de varejo, a Apple introduziu aulas gratuitas e áreas de configuração pessoal em suas lojas e criaram sistemas de agendamento de autoatendimento para que os usuários possam realizar consultas online ou dentro da loja.
A Apple não foi a primeira no varejo em vender computadores, telefones e etc; por isso ele tinha que ser a melhor.
Segredo 2 Apple não vende