TEXTO 7 Educa O
Vivemos hoje convencidos da importância da educação. De que ela constitui, provavelmente, o maior investimento a realizar na vida pessoal, comunitária, ecossistémica.
Por outro lado, sofremos a angústia de não sabermos bem em que consiste. Pelo menos é isso que frequentemente confessamos.
E particularmente no mundo de hoje, cada vez mais fracturado pelas incertezas resultantes da amplitude da globalização, da aceleração da mudança, da complexificação da vida social e da profundidade da nossa própria existência, sentimos dificuldade em nos desprendermos dos estereótipos tradicionais, reconhecermos o paradigma emergente, adoptarmos a estratégia adequada, acertarmos no caminho do futuro.
Este livro representa a contribuição do Autor para o esclarecimento do conceito de educação, a partir da experiência, reflexão e pesquisa realizadas em instituições de Educação Superior, no mundo em transformação da última metade do último século em que lhe tocou viver.
Com a emergência das Organizações Mundiais em que os Povos da
Terra, pela primeira vez na História, ensaiaram falar a mesma linguagem, através de documentos como a Declaracao Universal dos Direitos
do Homem (ONU, 1948), os Relatórios das Conferencias Mundiais sobre
Educacao de Adultos (UNESCO, desde 1949), a Convencao sobre os Direitos da Crianca (ONU, 1989), a Declaracao da Milenio (ONU,
2000), começou a ser delineado o novo quadro contextual da educação:
– “o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros
•
da Família Humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis” como fundamento do Mundo dos Valores, e “o advento” desse
Mundo como objecto da “mais alta aspiração do homem”;
– a “fé” dos “povos das Nações Unidas” no Mundo dos Valores, como base do seu compromisso em procurarem sobre ele uma
“concepção comum”;
– a proclamação desse Mundo como “ideal comum a atingir por todos os povos e por todas as nações”, “pelo ensino e educação”
(Preâmbulo da Declaracao Universal dos Direitos do Homem).
A