Texto 7 Cap
Outdoor training
(treinamento ao ar livre)
Marcelo Boog
Se ouço, esqueço; se vejo, recordo; se faço, aprendo.
Confúcio
28. 1
l
Objetivo
Uma das técnicas de T&D é a utilização do outdoor training, que se baseia cm vivências e atividades desenvolvidas ao ar livre, ou seja, fora do ambiente usual de treinamento (a sala de aula) .
Este capítulo objetiva conceituar e orientar a aplicação correta e eficaz do ollldoor training.
28.2
Outdoor traíníng -
visão geral
O mLidoor training é um méwdo eficaz de T &D de pessoas e equipes. Sua aplicação pode ser dirigida a qualquer área ou qualquer nível hierárquico de uma organização. O objetivo do ou.tdoor training é treinar os participan tes por meio de vivências c práticas desafiadoras, longe de suas zonas de conforto.
Este método de u·einamento beneficia tamo o indivíduo quanto o coletivo. Cada participame volta mais motivado e com reflexões de forte impacto em seu dia-a-dia, e o grupo é encoi<üado a encontrar soluções contando com a atuação de cada indivíduo. Assim, o trabalho cm equipe é estimulado; cria-se um clima de cooperação e ajuda mútua.
Muitas são as possibilidades de aplicações e de competências a serem desenvolvidas e/ou reforçadas no tntldoor ltnining. As mais comuns são:
• integração;
• trabalho em equ ipe;
• liderança;
• comunicação;
• plancjarncnto/ foco cm resultados;
• tomada de decisões/risco;
• mudança de paradigmas/quebra de barreiras/ superação.
P;wa cada competência, ou coftiunto delas, existem diferentes possibilidades de atividades e locais apropriados. A realiZt"lçào do outdoor t.,-ainingdeve estar alinhada com os obj etivos da organização e do treinamento pro posto.
No oultloor lmining, o aprendizado vai além do racional; ao utilizar fortemente vivências na natureza, atua também na dimensão emocional e, por conseqüência, na vontade, no 'pôr em prática'. Quando aprendemos algo novo de forma integrada, dizemos que o assunto passou a 'fazer sentido', ou seja, significa que foi