Texto 4 Repertório musical como classificar
Repertório musical: como classificar?
4
Meta da aula
objetivos
Apresentar a lógica de construção dos critérios de classificação do repertório musical baseada na teoria das representações sociais.
Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você seja capaz de:
1. identificar as categorias de repertórios musicais; 2. construir os seus critérios de classificação de repertório musical.
Música e Educação | Repertório musical: como classificar?
INTRODUÇÃO
Quando entramos em uma loja de discos, logo nos deparamos com a disposição do material em categorias para venda: "música para crianças", "música de orquestra", "música do mundo", "rock internacional", "rock nacional",
"trilhas sonoras", "música romântica" etc.
Não é raro verificar, por parte dos professores, atitude de total confiança nessa classificação. Se o público-alvo for o infantil, claro que o repertório tem de ser aquele já categorizado como "música infantil" ou "para crianças". Escolha correta? Errado! Toda classificação do repertório musical precisa ser entendida no contexto em que foi formulada. Para tanto, é necessário que sejam explicitados os critérios para a sua construção, para que possamos criticá-la e, então, construir a nossa própria classificação do repertório musical. Por exemplo, muitas vezes, falamos de "música folclórica", trabalhamos um determinado repertório, na semana do folclore, na escola onde atuamos, e, nem sempre, percebemos que o repertório que estamos apresentando aos alunos, retirado de livros sobre folclore, é uma representação social de folclore construído pelo grupo de acadêmicos que viveu há décadas, o que nem sempre coincide com a nossa realidade. Se folclore é a sabedoria de um povo, por que as músicas inventadas para louvar as glórias do time de futebol, por exemplo, não podem ser entendidas como canções folclóricas?
Vamos, agora, apresentar uma discussão sobre a classificação do repertório musical, visando a contribuir para a reflexão sobre o