Texto 4 Histo ria Econo mica do Brasil
Capítulo 3
Primeiras atividades: a extração do Pau-Brasil.
Portugal e Espanha necessitavam resolver um problema geográfico de grande importância: descobrir o caminho das Índias para terem acesso às suas especiarias. Nesse âmbito, os portugueses tinham procurado a solução na rota do Oriente, contornando a África, e os espanhóis, partindo da concepção de que a terra era redonda, dirigiram-se para o Ocidente.
Tanto os portugueses quanto os espanhóis toparam com a América, e nela, a primeira vista, encontraram uma espécie vegetal da qual se extraia uma matéria corante empregada na tinturaria: o Pau-Brasil. Desde os últimos anos do século XV, as costas brasileiras começaram a ser frequentadas por navegantes portugueses e espanhóis, entretanto, nas primeiras viagens de exploração, assinou-se o Tratado de Tordesilhas (1494). De acordo com o tratado, as terras situadas até 370 léguas a leste de Cabo Verde pertenciam a Portugal, e as terras a oeste dessa linha pertenciam a Espanha. Vale ressaltar que boa parte do território brasileiro pertencia a Portugal, mesmo se fosse descoberto por espanhóis.
Os portugueses passaram a traficar ativamente o pau brasil na costa brasileira, o que causou a destruição impiedosa e em larga escala das floresta nativas donde se extraia a preciosa madeira. Durante essas atividades, os colonizadores utilizavam a mão de obra indígena em troca de objetos que os enchiam de satisfação (miçangas, tecidos e peças de vestuários).
Indiretamente, a exploração do Pau- Brasil deu origem a alguns estabelecimentos coloniais. Estes serviam tanto para armazenar madeira quanto para abrigar os portugueses e franceses ao longo da costa brasileira, devido suas hostilidades uns com outros. Assim, ambas as facções passaram a fortificar certos trechos ao longo da costa para sua própria proteção (também haviam ataques de tribos hostis indígenas).
A indústria extrativa de Pau-Brasil tinha necessariamente de