Texto 3 Eg Pcios
No decorrer de mais de três mil anos, o Egito passou por períodos de grande brilho, mas também de declínio e de oscilações políticas. A história egípcia costuma ser dividida em:
• Período prédinástico
• Período dinástico
Período prédinástico(5000 3200 a.C)
Desde 5000 a.C, o Egito era habitado por povos que viviam em clãs, chamados nomos.
Estes nomos eram independentes uns dos outros, mas cooperavam entre si quando tinham problemas em comum. Essas relações evoluíram e levaram a formação de dois reinos independentes:
Por volta de 3220 a.C., esses dois reinos foram unificados por Menés, que se tornou faraó, o governante absoluto do Egito, considerado um verdadeiro Deus na
Terra. O faraó usava uma coroa dupla para demonstrar que era o rei do Alto e Baixo
Egito. Menés fundou, assim, a primeira dinastia de faraós, finalizando o período
Prédinastico.
Período dinástico(3200 1085 a.C)
Foi durante o período dinástico que se deu o crescimento territorial, econômico e militar do Egito. Este período é dividido em:
Antigo Império ( 3200 2423 a.C)
Durante o Antigo Império, os faraós conquistaram enormes poderes no campo religioso, militar e administrativo. Essa época foi conhecida como a época das pirâmides. O primeiro a criar uma pirâmide foi o rei Djezer e seu arquiteto Imhotep, em
Sakara.
Mais tarde um outro faraó, Snefer, inspirado nessa pirâmide construiu três pirâmides, porque só a ultima tinha condições de abrigar a múmia do rei. O filho (Kufu ou Keops), o neto (Quefrem) e o bisneto (Mikerinos) de Snefer construíram as magnificas pirâmides de Gizé. A família da 5a dinastia talvez tenha sido a família mais poderosa de toda a historia do Egito.
A sociedade era dividida em funcionários que auxiliavam o faraó e uma imensa legião de trabalhadores pobres, que se