Texto 3 4
Disciplina: Historia da Arte Data: 10/05/2015
Prof: Nancy De Melo Batista
Aluno: Rebert Lopes de Sousa
Curso/Turma: Arquit. E Urbanismo/ A
Conteúdo: Tempo e Memória / A Historia da Arte
Tempo e Memória
A pós-modernidade, a partir de suas novidades e inovações tecnológicas, alterou a sociedade em diversos aspectos. Uma das principais modificações foi em relação à alteração das noções de tempo e espaço. Segundo o teórico cultural Stuart Hall, as novas combinações de espaço-tempo são as principais características da globalização.
Evidentemente tais alterações não são exclusivas do mundo contemporâneo, ao longo da História estas relações foram reinventadas em cada período e cultura. Porém, a esse respeito, Katia Canton sugere que: “é na experiência contemporânea dos deslocamentos e das tecnologias de massa que esse desregramento toma corpo com mais intensidade, provocando uma sensação de eterno presente” (Tempo e Memória, 2009, p. 16)
Os avanços tecnológicos e a intensa globalização proporcionaram uma grande mudança no entendimento de distâncias físicas e temporais. As comunicações via satélite, por exemplo, comprimem a uma mesma distância temporal, quase instantânea, uma distância física de dez ou de dez mil quilômetros. O advento e a popularização da televisão em meados do séc. XX, por exemplo, possibilitou a visualização de imagens de qualquer lugar do mundo, quase instantaneamente, o que altera drasticamente a percepção de tempo e distância de uma sociedade, antes bem mais restrita aos acontecimentos e experiências locais.
As novas tecnologias de rede ampliam ainda mais esse achatamento do mundo e a dissolução do tempo. Como as redes sociais, por exemplo, que permitem que qualquer pessoa conectada possa se comunicar e até ver outra, independente da distância física entre elas e em tempo real. Além disso, temos acesso a uma infinidade de informações e conteúdos instantâneos e