Texto 3 3
Disciplina: Historia da Arte Data: 12/03/2015
Prof: Nancy De Melo Batista
Aluno: Rebert Lopes de Sousa
Curso/Turma: Arquit. E Urbanismo/ A
Conteúdo: Texto 3 / A Historia da Arte
Capítulo 12:
A conquista da realidade: Inicio do século XV
A idéia de uma ressurreição da “Grandeza de Roma”. Um grupo de artistas florentinos se dispôs a criar uma nova arte e romper com as idéias do passado. Seu líder, Filippo Brunelleschi (1377-1446). Durante cerca de 500 anos arquitetos da Europa e America seguiram seus passos.
Pinturas seguindo regras matemáticas. Encomendadas de nobres, de burgueses, até guildas de alfaiates e armeiros. Donatelo, Maraccio, Claus Sluter, Jan van Eyck e toda a geração de artistas em sua apaixonada busca da verdade, desafiam antigas idéias de beleza e chocavam muita gente mais velha. Konrad Witz radical inovador suíço pintou o lago Genebra como se fosse o mar de Galiléia.
Capítulo 13:
Tradição e Inovação I, final do século XV na Itália
A arte podia agora refletir um fragmento do mundo real. Para ser admitido numa corporação o artista tinha que se mostrar capaz em atingir determinados padrões, criou-se um estilo internacional que outro só veio no século XX. Alberti traduziu um plano gótico para formas clássicas suavizando o bárbaro arco ogival e usando os elementos de ordem clássica num contexto tradicional. Fra Angélico criou a beleza e simplicidade, humildade do dominicano transparecia. Uccello dizia: “Quão doce é a perspectiva!” Gozzoli (1421-97) vivacidade e abrasividade da época, vida festiva. Mantegna movimento e perspectiva. Piero della Francesca esmerou-se na indumentária de legionários romanos e no tratamento da luz, jogo de luz, que ajuda a criar uma atmosfera misteriosa, simples e calma. Pollaciuolo, acurado no desenho e harmonioso na composição, claro e simétrico. Botticelli= ação rapidamente entendida, movimentos graciosos e linhas melodiosas.
Capítulo 14: