Texto 1
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia científica ao alcance de todos. 4. Edição. Manaus: Editora Valer, 2010.p 65-73.
A dúvida por determinado assunto com a finalidade de descobrir novos conhecimentos específicos, buscando soluções para o problema, é dado como pesquisa científica. Sendo assim, toda pesquisa tem uma finalidade e elas são duas: a finalidade de pesquisa motivada por razões de ordem intelectual e a finalidade de pesquisa motivada por razões de ordem pratica, ou seja, uma foca no progresso da ciência e outra atende as exigências da vida moderna. Separando em vários tipos de pesquisa temos os de
Quanto aos fins: Explorativa; Desertiva; Explicativa; Metodologia; Aplicada; Intervencionista.
Quantos aos meios: Campo; Laboratório; Documental; Bibliográfica; Experimental; Ex post facto; Participante; Pesquisa ação; Estudo de caso.
Para melhores resultados precisamos ter que seguir alguns requisitos tais como a DECISÃO, A ESPECIFICAÇÃO DE OBJETIVOS, ELABORAÇÃO DE UM ESQUEMA, CONSTITUIÇÃO DA EQUIPE DE TRABALHO E LEVANTAMENTO DE RECURSO E CRONOGRAMA.
A escolha do tema para a investigação é primeiro passo. Delimitar o assunto para poder fazer o levantamento de hipóteses para assim buscar a coleta de dados, esquematização e filtração do que foi tido como material. Analisar e interpretar com bom senso os dados é de suma importância para finalização de um relatório com o resultado da pesquisa.
FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia científica ao alcance de todos. 4. Edição. Manaus. Editora Valer, 2010.p 65-73, traz um conjunto de conceitos e propostas para que consigamos trabalhar melhor em uma construção de uma pesquisa científica. Nas noves páginas do breve capítulo conceitua sobre o que é a pesquisa; suas finalidades, tipos de pesquisas e que se precisa de uma preparação para fazer um bom trabalho. Pontuando a decisão, a especificação de objetivos,