Texto 1 – teoria geral da administração
Introdução à teoria geral da administração
Todas as atividades relacionadas à produção de bens (produtos) ou prestações de serviços (atividades especializadas são planejadas, coordenadas, dirigidas executadas e controladas pelas Organizações.)
Todas as Organizações são constituídas por pessoas e recursos materiais, tecnológicos, financeiros, mercadológicos...
As Organizações são extremamente heterogenias e diversificadas de tamanhos diferentes, de características diferentes, de estruturas diferentes, de objetivos diferentes. Lucrativas (chamadas empresas) e não lucrativas (exército, igrejas, ONGs, etc.)
A Teoria das Organizações (TO) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral.
Por seu tamanho e por suas complexidades, as Organizações precisam ser administradas por pessoas especializadas em diversos níveis hierárquicos que ocupam incumbências diferentes.
Administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização (estrutura), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma Organização.
Assim, a administração é imprescindível para existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a administração, as Organizações jamais teriam condições de existir e crescer.
O administrador
Em função dos aspectos exclusivos de cada Organização, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade.
- Habilidades necessárias ao administrador.
Segundo Katz, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com as pessoas e situações do que de seus traços particulares e sua personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e daquilo que ele é.
Esse desempenho é o