Tetralogia de Fallot
Definição
É uma doença cardíaca genética rara que deixa a pele de todo o corpo do bebê de coloração azul, o que se denomina cianose.
Isso acontece devido a uma série de defeitos no coração que não permite que o sangue volte ao pulmão para ser oxigenado e mantém-se circulando sem oxigênio. Os sintomas da doença podem interferir no crescimento e no desenvolvimento normal da criança.
A reparação cirúrgica é necessária e consiste na correção dos defeitos da aorta, do coração e da artéria pulmonar, e dependendo do grau da cianose (falta de oxigênio do sangue) a intervenção cirúrgica pode acontecer logo ao nascer ou mais tarde durante a infância. Porém a administração de oxigênio e de morfina e propranlol podem reduzir ou evitar a ocorrência episódios de piora súbita, devido ao choro ou mesmo apenas o esforço para evacuação.
Na tetralogia de Fallot, a passagem de saída estreitada do ventrículo direito do coração reduz o fluxo sangüíneo para os pulmões e o sangue pobre em oxigênio (azul) do ventrículo direito passa para o ventrículo esquerdo e a aorta através do defeito septal e circula pelo corpo.
Nomes alternativos
Tetralogia de Fallot; TEF
Causas
Tetralogia de Fallot provoca baixos níveis de oxigênio no sangue, o que leva a cianose (pele azulada-roxo).
A forma clássica da tetralogia inclui quatro anomalias do coração e seus vasos sanguíneos principais:
Defeito septal ventricular (orifício entre os ventrículos direito e esquerdo).
Mais estreita (da válvula e da artéria que ligue o coração para os pulmões), a artéria pulmonar.
Dextraposición Substituindo aorta (artéria que leva o sangue oxigenado para o corpo), que é deslocado sobre o ventrículo direito e comunicação interventricular, em vez de sair apenas do ventrículo esquerdo.
O espessamento da parede muscular do ventrículo direito (hipertrofia ventricular direita).
Tetralogia de Fallot é raro, mas é a forma mais comum de doença cardíaca congênita