TETENO
2245 palavras
9 páginas
1 INTRODUÇÃOTÉTANO
Doença infecciosa aguda que freqüentemente causa óbitos, o tétano hoje ainda constitui problema de saúde nas áreas onde níveis de desenvolvimento humano e de cobertura vacinal são inadequados.
O objetivo deste trabalho é o de adiquirir um maior conhecimento sobre a doença, que pode ser neonatal quando acomete recém-nascidos e acidental quando acomete crianças e adultos. E o assunto é tratado de forma clara e objetiva.
2 TÉTANO NEONATAL
2.1 Descrição
Doença infecciosa aguda, grave, não contagiosa, que acomete o recém-nascido nos primeiros dias de vida, tendo como manifestação clínica inicial a dificuldade de sucção do seio, mamadeira ou chupetas.
2.2 Sinonímia Tétano umbilical e “mal de sete dias”, como é popularmente conhecido.
2.3 Agente etiológico Clostridium tetani, bacilo gram-positivo esporulado anaeróbico.
2.4 Reservatório O Clostridium tetani é comumente encontrado na natureza, sob a forma de esporo, nos seguintes meios: pele, trato intestinal dos animais (especialmente do cavalo e do homem, sem causar doença), fezes, terra, reino vegetal, águas profundas, instrumentos perfurocortantes, poeira das ruas, etc.
2.5 Modo de transmissão Não há transmissão de pessoa a pessoa. A infecção ocorre por contaminação, quando são utilizados instrumentos cortantes contaminados para secção do cordão umbilical, ou através do uso de substâncias contaminadas na ferida umbilical como teia de aranha, pó de café, esterco, etc.
2.6 Período de incubação Em média, sete dias, podendo variar de 2 a 28 dias.
2.7 Período de transmissibilidade Como não é doença contagiosa, não existe transmissão de pessoa a pessoa.
2.8 Susceptibilidade e imunidade A susceptibilidade é universal, afetando recém-nascidos de ambos os sexos e todas as raças. A doença não confere imunidade, a qual só é conferida pela vacinação adequada da mãe, com 3 doses