testosterona
Nos homens, a testosterona é fundamental para o desenvolvimento dos tecidos reprodutores masculinos, como os testículos ou a próstata, e na promoção de características sexuais secundárias, como o aumento da musculatura, massa óssea e o crescimento de pelos no corpo. A testosterona é ainda essencial para a saúde e bem-estar e na prevenção de osteoporose.
Em média, a quantidade de testosterona nos homens é entre sete a oito vezes superior do que em mulheres. Embora a produção diária da hormona seja vinte vezes superior nos homens, o consumo metabólico é igualmente superior. As mulheres são também mais sensíveis à hormona.
Local de produção; A Testosterona natural é produzida nos testículos, nos ovários e nas glândulas suprarrenais. Se quiser, você pode ler mais abaixo sobre o mecanismo de produção da Testosterona. O aumento natural da testosterona ou aumento da testosterona natural não é apenas aumento da produção nesses órgãos, mas também a liberação da testosterona ligada a proteínas. Ela só exerce suas ações quando se acha na forma livre, na corrente sanguínea.
Ação do hormônio testosterona no homem e na mulher:
A Testosterona é um hormônio esteróide, ou seja, que têm como precursor comum uma molécula de colesterol e é produzido tanto nos homens quanto nas mulheres. A produção diária do hormônio testosterona nos homens é 20 a 30 x maior em comparação com a produção das mulheres, mas apesar da menor quantidade, a testosterona na mulher tem efeitos importantes na parte física e mental feminina. Nos homens o hormônio