testos
A função social da escola, perante o MEC (MEC, 2008), é formar o cidadão, isto é, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, reflexivo, ético e participativo. Devemos mencionar que no documento do MEC há uma valorização, sobremaneira, a formação do sujeito histórico consciente, a partir de uma perspectiva de emancipação social, política e econômica. Mediante a educação, a pessoa não apenas aprenderia a bem escolher os governantes, como também a definir seu próprio destino e o destino da sociedade. (MEC, 2008)
Devemos perceber o papel dessa instituição, a escola e sua organização, dentro de contextos da sociedade que pressupõem o entendimento do que queremos da educação e aonde queremos chegar como sociedade.
Atualmente, vivemos à sombra da educação do Período Colonial e Jesuítico, uma vez que não houve grandes modificações no campo da educação e há também o descomprometimento para as camadas populares interferem nosprocessos de compreensão da função da escola.
A Instituição Escolar deve procurar a socialização do saber, da ciência, da técnica e das artes produzidas socialmente, deve estar comprometida politicamente e ser capaz de interpretar as carências reveladas pela sociedade, direcionando essas necessidades em função de princípios educativos capazes de responder as demandas sociais, devolvendo à sociedade cidadãos críticos e reflexivos, aptos a desenvolverem suas atividades.
DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA ESTABELECENDO A IMPORTÂNCIA DESTAS AÇÕES PARA A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO CONTEXTO EDUCACIONAL.
A educação faz parte do desenvolvimento da pessoa, transformando sua trajetória de vida, desde o nascimento até a sua morte, ou seja, é a assimilação de tudo o que podemos aprender durante o processo da nossa existência, visto que o ser humano nunca para de aprender, diferentemente de outros animais.
A interação entre professor e aluno no processo de transmissão/assimilação,