testo para discussao
Básico, água potável e coleta de lixo no bairro de Messejana.
Resumo
O presente texto para discussão tem como objetivo apresentar e discutir aspectos relacionados com o acesso aos serviços de esgotamento sanitário, água potável e coleta de lixo no bairro de Messejana.
O estudo possui como foco a análise dos determinantes individuais e domiciliares da demanda pelo serviço de saneamento, e coleta de lixo, que poderiam auxiliar na compreensão do acesso, além de fornecer informações úteis na formulação de ações de políticas direcionadas ao público que mais carece destes serviços.
As condições de saneamento básico possuem impactos diretos sobre o bem estar das pessoas. Existe um reconhecimento na literatura recente que os serviços de saneamento básico, que englobam basicamente água tratada, coleta de lixo e esgotamento sanitário, são essenciais à vida, com fortes impactos sobre a saúde da população e sobre o meio ambiente.
Pode-se inferir que o acesso é determinado conjuntamente pela oferta e pela demanda pelo serviço.
Os resíduos sólidos urbanos, mais conhecidos como lixo urbano, constituem uma preocupação ambiental mundial, especialmente em grandes centros urbanos de países subdesenvolvidos. A geração de resíduos, geralmente proporcional ao crescimento populacional, suscita uma maior demanda por serviços de coleta pública e, esses resíduos, se não coletados e tratados adequadamente, provocam efeitos diretos e indiretos na saúde, além da degradação ambiental.
Também fizemos um estudo sobre a importância da água na vida dos seres vivos, em especial os seres humanos, dando ênfase, a importância da água potável como garantia de qualidade de vida. Portanto, o tratamento da água para o consumo público, é de fundamental importância, especialmente, quando se trata de água de superfície, porque nenhuma delas atendem aos padrões de potabilidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde.