Testes
O teste de software consiste em mais do que simplesmente avaliar as funções, a interface e as características de tempo de resposta de um objetivo do teste. Os testes adicionais devem se concentrar em características/atributos, como os objetivos do teste:
Integridade (resistência a falhas)
Capacidade de ser instalado/executado em diferentes plataformas
Capacidade de lidar com várias solicitações ao mesmo tempo
Para conseguir isso, diferentes tipos de testes são implementados e executados, cada um com um objetivo e uma técnica de suporte específicos. O foco de cada técnica está em testar uma ou mais características ou atributos do objetivo do teste.
Os tipos de teste a seguir são listados com base na dimensão de qualidade mais óbvia (consulte Conceitos: Dimensão de Qualidade) que eles abordam:
Dimensão de Qualidade Tipo de Teste
Funcionalidade Teste de função: Testes destinados a validar as funções do objetivo do teste conforme o esperado, fornecendo os serviços, métodos ou casos de uso necessários. Esse teste é implementado e executado em diferentes objetivos do teste, como unidades, unidades integradas, aplicativos e sistemas.
Teste de segurança: Testes destinados a garantir que o objetivo do teste e os dados (ou sistemas) possam ser acessados apenas por determinados atores. Esse teste é implementado e executado em vários objetos de teste.
Teste de volume: Teste destinado a verificar a capacidade do objetivo do teste de lidar com um grande volume de dados, como entrada e saída ou residente no banco de dados. O teste de volume abrange estratégias de teste, como, por exemplo, a entrada de dados do volume máximo de dados em cada campo ou a criação de consultas que retornem todo o conteúdo do banco de dados ou que tenham tantas restrições que nenhum dado seja retornado.
Usabilidade
Consulte Conceitos: Teste de Usabilidade para obter informações adicionais Teste de usabilidade: Testes que enfatizam: fatores humanos,