Testes mentais por cattell
Ele dizia que a psicologia não seria capaz de atingir a exatidão das ciências físicas, se não se basear nos fundamentos da experiência e da medição. Uma forma de conseguir era aplicando uma serie de testes e mensurações mentais em um grande número de pessoas .
Os testes de Cattell eram utilizados para medir a amplitude e a variabilidade da capacidade humana. Os teste eram muito semelhantes com os que Galton aplicavam que media o sensório-motoras elementares.
Utilizava do dinamômetro de pressão , velocidade de movimento , limiar de dois pontos , pressão para causar dor , diferença perceptível entre dois pesos , tempo de reação do som , e tempo necessário para nomear as cores .
Em 1901 cattell havia coletado um grande número de dados para correlacionar os resultados dos testes , as correlações se mostraram muito baixas, assim como as intercorrelações com os testes individuais .
Titchener já tinha obtido resultados semelhantes em seus laboratório , então cattel concluiu que esses testes não apresentavam prognósticos validos do desempenho universitário ou por suposição da habilidade intelectual .
A influência mais forte exercida por cattell sobre a psicologia americana foi se tornar articulador da ligação entre psicologia e as principais comunidades cientificam. Tornou-se embaixador da psicologia.
Baseado no metodo de Galton investigou sobre a natureza a origem da habilidade cientifica , usando seu metodo de graduação por ordem de mérito. Os estímulos classificados por vários julgadores foram organizados em uma sequencia classificatória final , calculando a graduação media atribuída a cada estimulo .
Cattell contribuiu para o desenvolvimento da psicologia por intermédio de seus alunos como thorndike e woodwhorth