Testes Interm dios 2
Alguns exercícios talvez não sejam para fazer ou talvez falte algo. Desculpem isso e o espaço!
GRUPO II
A família Salicaceæ inclui numerosas espécies de plantas, como, por exemplo, os salgueiros e os choupos.
Os choupos adultos apresentam flores na Primavera. As flores masculinas e as flores femininas surgem, geralmente, em árvores distintas. Nas flores, formam-se esporos por meiose. Por germinação, os esporos originam entidades multicelulares produtoras de gâmetas (gametófitos). Após a fecundação, forma-se uma semente, que inclui o embrião.
A semente é, geralmente, dispersa pelo vento e, quando as condições são favoráveis, germina, originando uma nova árvore. No entanto, o processo mais comum de reprodução dos choupos é a multiplicação vegetativa a partir das suas raízes.
4. Explique, a partir da informação fornecida no texto, a reduzida variabilidade genética entre clones de um choupo e a grande variabilidade genética entre choupos da mesma espécie resultantes de diferentes sementes.
GRUPO IV
Nas últimas décadas, têm sido realizadas numerosas investigações, com o objectivo de descobrir tratamentos eficazes contra os vários tipos de cancro.
A investigação que a seguir se descreve insere-se neste ramo de pesquisa e foi realizada por um grupo de cientistas em finais do séc. XX.
No interior dos tumores, a quantidade de oxigénio diminui, muitas vezes, para valores abaixo do normal, condição designada por hipóxia. Quando isto acontece, as células dos tumores desencadeiam uma resposta em que intervém uma proteína, HIF–1α, que activa os mecanismos que possibilitam a produção de novos vasos sanguíneos no local.
Com o objectivo de averiguar a influência desta proteína no desenvolvimento de tumores, realizou-se a seguinte experiência:
• foram produzidas duas linhagens de células embrionárias tumorais:
– uma linhagem não mutante, que apresenta a proteína HIF-1α funcional;
– uma linhagem