Testes De Simula O De Desempenho
Testes de simulação de desempenho, colocam os candidatos para executar atividades que fazem parte das retinas de trabalho da empresa e com isso são avaliados os resultados.
Estes testes são executados em centros especializados para essa finalidade.
Existem 02 tipos de testes de simulação de desempenho que são os seguintes a saber:
Amostragem do trabalho, neste tipo de teste seleciona-se ou parte da rotina de uma atividade ou seu ciclo de execução completa, e o candidato desenvolve esta atividade, que é uma simulação do que ele executaria na empresa, caso consiga o emprego.
Neste tipo de testes, é mais utilizado para funções especializadas como; eletricistas, carpinteiros, programadores de computador, operadores de máquina, etc.
É uma simulação da vida real institucional.
Centros de avaliação, nestes casos há uma equipe de executivos ou supervisores ou psicólogos treinados para aplicar simulações aos candidatos e a partir dos resultados e comportamentos, são elaborados os conceitos sobre o desempenho e capacidade.
Nestes tipos de testes (centros de avaliação), são mais indicados para atividades administrativas pelo qual os candidatos concorrem às vagas.
Nestes testes há diversas missões aos candidatos e analisa-se a capacidade de elaborar documentos, gerenciar crises, tomar decisões sob pressão do tempo, jogos empresariais, discussões de grupo, exercícios de solucionar problemas.
As vantagens desses testes de simulação de desempenho, tanto o de amostragem de trabalho como os centros de avaliação, são:
Bem focados nas atividades pelo qual o candidato irá desenvolver atividades;
Maior possibilidade de detectar incompatibilidades entre a vaga proposta e os candidatos;
As desvantagens são:
Custo mais alto;
Maior tempo de aplicabilidade.
Apesar de os testes de simulação de desempenho serem mais complicados de desenvolver e mais difíceis de administrar do que os testes escritos, sua popularidade aumentou nas últimas décadas. Isso