Testes de identificação dos íons Na+, K+ e NH4+
Para identificar diferentes espécies químicas é necessário provocar uma mudança em suas propriedades, que possa ser facilmente observada e que corresponda com a constituição de cada substância. Para isto são utilizados reagentes para interagir quimicamente com tais substâncias em análise. Estes reagentes podem, em sentido geral, ser agentes físicos, tais como calor, luz ou eletricidade. Ao fazer a análise de alguma amostra, esta pode estar no estado sólido (via seca), ou em dissoluções adequadas (via úmida).
A análise por via seca é caracterizada pela presença de amostras sólidas, estas são aquecidas diretamente nas regiões oxidantes ou redutoras de uma chama. Ao analisar um elemento através de um teste de chama, os elétrons da última camada avançam os níveis de energias quando estão excitados (devido à energia em forma de calor), e os mesmos retornam para seu estado fundamental liberando essa energia em forma de radiação. A diferença entre cada elemento está no comprimento de onda das radiações emitidas, assim pode ser notada a cor caraterística de cada elemento químico quando em contato com o calor da chama. Um exemplo na prática destas radiações emitidas pelos elétrons de cada elemento são os fogos de artifício.
Já os ensaios por via úmida são caracterizados pela formação de precipitados, desprendimentos de gás ou mudança de coloração, estes são feitos com substâncias em solução.
OBJETIVO
Identificar os íons Sódio (Na) e Potássio (K), ambos em estado sólidos, através de análises por via seca (teste de chama). E também, amônio (NH4) em solução por via úmida.
MATERIAIS E MÉTODOS
Fluxograma para testes via seca (identificação dos íons sódio e potássio)
Fluxograma para testes via úmida (identificação do íon amônio)
Fluxograma para testes via úmida (identificação do íon amônio)
RESULTADOS E DISCUSSÃO
I. Reação do íon sódio, Na+
NaCl