Testes de coagulação e floculação no tratamento de água
Data dos testes: 03 e 04 de Dezembro de 2012
1. INTRODUÇÃO
Conhecida como uma sobremesa colorida, de textura característica, barata e de fácil preparo, a gelatina possuí muitas outras aplicações, que vão desde a indústria alimentícia até a farmacêutica, sendo as principais:
• Indústria de bebidas: uso na remoção de taninos e outras substâncias que deixam turvos os sucos, cervejas e vinhos. Em produtos lácteos contribui para um produto final com melhor textura, controlando suas características (como no cream cheesee e sour cream, a gelatina proporciona melhor espalhabilidade e derretimento na boca). • Indústria alimentícia: usado como emulsificante no lugar de gorduras em sorvete e musses, a própria gelatina instantânea, bolos e recheios. • Indústria farmacêutica: utilizada em cápsulas e no recobrimento de vitaminas, tornando simples e eficaz a administração de medicamentos líquidos e pastosos. • Indústria de filmes e papéis fotográficos: a gelatina funciona como um protetor coloidal na fabricação de materiais gráficos e cristais de halogênio de prata para filmes de raio x e fotográficos. • Indústria veterinária: peptídeos de colágeno são excelentes suplementos nutricionais para auxiliar na melhoria dos sintomas de desgaste das articulações em cavalos, cães e gatos, causados pela idade ou estresse mecânico.
A base da gelatina é animal, a gelatina pura, sem acréscimo de produtos químicos tem odor terrível. Seu processo de fabricação é semelhante ao da margarina, em que a pasta produzida é escura e mal cheirosa, mas passa por diversos processos para a boa apresentação final. A tal pasta é produzida a partir da extração do colágeno, principal material de pele, tendões e ossos animais. A pele de bovinos e suínos é depilada e depois dividida em duas partes. A parte externa vai para a indústria de calçado e a interna servirá para fazer gelatina. A raspa de