Testemunha de Acusação
Título original: Witness For The Prosecution
Ano: 1957
Diretor: Billy Wilder
Roteiro: Billy Wilder, Harry Kurnitz, Lawrence B. Marcus
Elenco: Tyrone Power, Marlene Dietrich, Charles Laughton, Elsa Lanchester, Henry Daniell.
Produção: Arthur Hornblow Jr., Edward Small
Música: Matty Malneck
Fotografia: Russell Harlan
País: EUA
Ano: 1957
Gênero: Suspense
Cor: Preto e Branco
Duração: 116 min
Estúdio: Edward Small Productions
Comentário:
O filme Witness for the prosecution (Testemunha de Acusação), foi baseado num conto de autoria da escritora britânica Agatha Christie. Este conto, anteriormente a produção cinematográfica, foi transformado em peça teatral, porém a obra conquista maior visibilidade quando adaptada por Larry Marcus, Harry Kurnitz e dirigida pelo Billy Wilder, recebendo seis indicações ao Oscar, como melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Charles Laughton), melhor atriz coadjuvante (Elsa Lanchester), melhor trilha sonora e edição, e premiado com o Globo de Ouro como melhor atriz de cinema (Marlene Dietrich), melhor ator de cinema, e melhor diretor de cinema (Billy Wilder).
O filme começa quando o Sir Wilfrid Robart, advogado criminalista com uma saúde frágil, e mesmo contra ordens médicas, torna-se patrono de Leonard Vole, que está sendo acusado de ter assassinado sua amante, uma viúva rica que havia deixado um testamento em seu nome. O filme nos mostra o julgamento que ira decidir sobre a autoria deste crime.
Logo em sua primeira conversa com o acusado, Sir Wilfrid dá uma aula de como um advogado deve delinear sua estratégia. Entrevista Leonard com o mesmo ímpeto de um promotor, procurando levá-lo a seu limite emocional e fazendo as vezes de acusador, sempre buscando a verdade escondida atrás da historia contada pelo acusado. Ainda mais se tratando de um caso que parece perdido, o próprio Sir Wilfrid deve se convencer de sua tese antes de tentar convencer os jurados, deve ter controle sobre os fatos