Teste
Sumário
1. Evolução da Administração Pública:
1.1. Modelos de Administração Pública: patrimonialismo, burocracia e gerencialismo;
1.2. Paradigma Pós-Burocrático;
1.3. A Nova Administração/Gestão Pública;
1. Evolução da Administração Pública
1.1. Modelos de Administração Pública
Segundo o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, partindo-se de uma perspectiva histórica, verifica-se que a administração pública, cujos princípios e características não devem ser confundidos com os da administração das empresas privadas, evoluiu através de três modelos básicos: a administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial. Estas três formas se sucedem no tempo, sem que, no entanto, qualquer uma delas seja inteiramente abandonada.
Considerando a atual gestão pública brasileira, pode-se dizer que o modelo predominante é o gerencial, embora ainda existam traços do patrimonialismo e fundamentos da burocracia.
Administração Pública Patrimonialista no Brasil – de 1500 a 1930.
Na administração Pública Patrimonialista, o aparelho do Estado funciona como extensão do poder do soberano, onde seus auxiliares e servidores possuem status de nobreza real. Embora fosse desorganizado, o patrimonialismo foi o primeiro modelo de administração do Estado. Nele não havia distinção entre bens públicos e bens particulares. Tudo que se encontrava em determinado território era tido como patrimônio do governante.
Com isso, tudo que estava sob o domínio do poder soberano era passível de utilização pelo governante sem qualquer prestação de contas à sociedade. O monarca utilizava os recursos públicos e particulares indistintamente e o Estado acaba se tornando um patrimônio de seu governante. Ora o governante utiliza os recursos para fins pessoais (compra de roupas,