Teste
Linha 386 lançado em 1985 servi de base para desenvolver outro processadores como o 486, que tem 6 novas instruções e muitos dos periféricos externos agora estava interno ao processado, já o pentium com as mesmas características do 486, mas com um diferencial que o tornava mais rápido, a cache L1 de 16kb, dupla canalização, Co-processador matemático e Frequência de operação.
Já a AMD surge muito depois com o AMD K5 com arquitetura super escalar em quatro canalização Cache de memória interno (L1) de 24Kb, dividido em um de 8 kb para dados e outro de 16 para instruções Compatibilidade com soquete 7, o AMD K6 vem logo apos com barramento externo de 100 Mhz, unidade MMX super escalar em dupla canalização e tecnologia 3D NOW! e 21 novas instruções MMX.
A frequência “clock interno” de um processador é a quantidade de ciclos processados por segundo, os processadores não possui velocidade fixa, que é determinada pela placa-mãe, pois ela tem uma frequência maior existe a multiplicação de clock para não ficar limitado.
Overclock é o simples fato de se colocar o processador para trabalhar no limite que vai te dar mais desempenho só que vai reduzir a vida do processador.
Multitarefa é a alternância de tarefas cada processador pode executar apenas um programa de cada vez. Por esta razão, a multitarefa num sistema uniprocessador é apenas uma ilusão conseguida com a alternância rápida entre as várias tarefas.
Multiprocessamento é a capacidade de um sistema operacional executar simultaneamente dois ou mais processador físico ou logico e cada um capaz de executar processos autonomamente, compartilham um único espaço de endereçamento de memoria e gerenciado por um único sistema operacional.
SMP os processadores compartilham a mesma memória, embora possam ter caches separadas. O sistema operacional deve estar preparado para trabalhar com coerência de caches e evitar condições de corrida na memória principal.
NUMA a cada processador é associado um banco de