teste
Neste texto vou tratar do assunto que creio que seja a coluna vertebral de todo o livro: o 1º capítulo, “Desenvolvendo Planos”, o que mesmo que na linguagem atual chamamos de “Planejamento”. Nele, Sun Tzu menciona os cinco fatores que todos os generais do exército – no nosso caso, os administradores – devem dominar muito bem. São eles: Lei Moral; Paraíso; Terra; Comando; Método e disciplina. Não podemos esquecer que o livro é um texto do séc. IV a.C. Portanto, devemos esforçarmo-nos para entender a sua essência.
O planejamento segundo Sun Tzu
Após refletir uma boa parte do dia sobre cada um destes fatores, e procurando a forma de encaixá-los no universo administrativo, cheguei às seguintes definições e comparações:
Lei Moral
Sun Tzu afirma que a Lei Moral “… é aquilo que deixa os indivíduos em completa consonância com o seu líder”, a ponto de estarem dispostos a sacrificar suas próprias vidas pela palavra deste.
Pois bem, não há outra forma de um líder conquistar tal façanha senão através do seu poder de influência. O administrador que está à frente de uma empresa, ou de uma equipe, deverá construir uma imagem positiva, pioneira e inspiradora para os seus subalternos. Entre as qualidades e características necessárias e exigidas do líder para que isto ocorra, separei as seguintes:
Ótima reputação;
Poder de convencimento;
Argumentação crível;
Poder de influência;
Formador de opinião;
Carismático;
Cativador.
Paraíso
Apesar da abstração que o significado religioso pode dar a esta palavra, no contexto de Sun Tzu, ela significa apenas a Natureza e os seus fenômenos naturais. Tem a ver literalmente com “… o dia e a noite, o frio e o calor, a passagem do