teste
POSTO DE TRABALHO DE SOLDA MIG DA ARTETUBO LTDA
Walter Franklin Marques Correia
Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Tecnologia e Geociências (Mestrado Eng. de produção)
Av. Acadêmico H. Ramos, 5o andar, C. Universitária, Recife/PE CEP: 50.740-530 Tel. /Fax: (81) 3271-8728
This report had as objective to evaluate and to supply, recommendations of ergonomic order, to the welding MIG sector, of the Artetubo furniture company, and ergonomicproductive order for the productive system of the same company. It was carried out through several programmed visits, data collections and using a strong theory based in concise literature.
Ergonomy, Work, Productive System
1- Introdução
Este trabalho tem como objeto de estudo a empresa de móveis tubulares ARTETUBO, mais especificamente o posto de trabalho do setor de solda MIG. O objetivo do estudo foi realizar uma análise ergonômica das condições em que se encontrava o mesmo e poder, através de dados e avaliações, sugerir mudanças próativas. O trabalho sugeriu também um novo lay-out para todo o sistema produtivo. Foi feito um levantamento assistemático dos desvios da empresa, seja através do registro das máquinas existentes, seja através de conversa informal e atenção aos comentários do diretor de produção.
2- Situação da Unidade Produtiva.
Além de três administradores (os três proprietários), a empresa possui um quadro de dez funcionários envolvidos nos diversos setores de fabricação. A edificação da unidade produtiva em que a mesma funciona é alugado. O galpão que concentra a maior das atividades vinculadas à produção, ocupa menos de 50% da área total do terreno. No ambiente físico, foram detectados diversos problemas relacionados às condições gerais de salubridade. Dentre estes, os mais críticos foram: falta de ventilação adequada, altas temperaturas, precariedade na higiene, baixo luminosidade e alto nível de barulho.
3- Mapofluxograma
É