teste
Isso é arte?
[Cap. 1]
= > > M a r c e l D u c h a m p < < = (1887-1968)
"O que havia sido apenas há poucas horas antes um mictório comum, presente em toda parte, tornou-se, por força das ações de Duchamp, uma obra de arte"
Tornou-se um objeto COM AUTORIA -> por isso, com valor $$$*
> > Ready made < <
Nova forma de escultura: a partir de algum objeto produzido EM MASSA (artesanato/sem autoria), sem nenhum mérito estético óbvio, e libertando-o de sua liberdade funcional (objeto do cotidiano), dando-lhe um nome e mudando o contexto e o ângulo do qual seria visto normalmente, transformálo numa obra de arte de fato.
>[duchamp curtia criticar o mundo pomposo, fancy, da arte]<
Em uma de suas obras ele escreve "From Duchamp" em uma pá, conotando o papel dele de representar a obra de 'outro artista'. Ao fazer da fonta um objeto autoral (colocando sua assinatura) ele eleva seu conceito (torna o objeto mais pessoal).
Duchamp queria que "A fonte" fosse uma CRÍTICA aos colecionadores gananciosos e especuladores e aos diretores de museu ignorantes e pomposos, que ficavam "elevando" o padrão da arte, tornando-a inacessível.
Crítica a noção do que era uma obra de arte, decretada por críticos e acadêmicos. Para Duchamp, não cabe aos críticos ou academicos ditar o que é uma obra de arte.
> > > C o n c e i t u a l i s m o < < < ELEVAÇÃO DA IDEIA >>>> MEIO DE PRODUÇÃO/Material F i l o s o f i a > > t é c n i c a
O que é arte? T u d o que conter uma i d é i a, o meio pra expressar essa ideia fica _A CRITÉRIO DO ARTISTA_.
>>> Rebaixar a categoria de artista, que possui um status social elevado por conta do valor atribuido a arte. "Os artistas são levados a serio demais"
|A fonte foi reproduzida e espalhada pelo mundo, por ser de fácil produção. >> "Não é o original, porém é amplamente admirado" >> Arte = ideia e não o OBJETO EXPOSTO.|
[Duchamp -> Epísteme: nova forma de ver