Teste
Para o futuro professor de Ciências e Biologia é de fundamental importância o desenvolvimento de competências e habilidades que permitam estabelecer relações entre a parte e o todo de um processo biológico, analisar informações, compreendê-las, elaborá-las, refutá-las, quando for o caso, permitir a compreensão de importantes questões éticas e culturais, bem como as limitações que podem advir do uso das novas tecnologias na área da Embriologia.
Vale ressaltar que apesar de a disciplina tentar abranger um estudo completo dos temas desenvolvidos em Embriologia “é recomendável que se atenha a espécie humana, focalizando as principais fases embrionárias, os anexos embrionários e a comunicação intercelular no processo de diferenciação”. Aqui, cabem duas observações: não é necessário conhecer o desenvolvimento embrionário de todos os grupos de seres vivos para compreender e utilizar a embriologia como evidência de evolução; importa compreender como de uma célula – o ovo – se organiza um organismo; (PCN do Ensino Médio, v. único, p. 225).
O presente trabalho revela a grande importância do uso de modelos didáticos nas aulas de embriologia animal como ferramenta importante para auxiliar os alunos na interpretação dos esquemas, ilustrações simplificadas que representam o embrião em cortes, que representam etapas do desenvolvimento embrionário.
Construir modelos tridimensionais da clivagem, mórula, e da gástrula utilizando massa de modelar e bolas de isopor, materiais simples e de baixo custo, auxilia a apresentação de conceitos e noções necessárias ao entendimento de dois processos fundamentais em Biologia – a reprodução e desenvolvimento embrionário. De forma que os alunos compreendam “a vida como um fenômeno que se autoperpetua e reconheçam que tais processos foram selecionados, ao longo de toda evolução, por sua eficácia em garantir a manutenção da vida em nosso planeta”. (PAULINO, 2005).
O modelo de estudo para