teste
Os processadores de 8 bits, anteriores á primeira geração da Arquitetura para PCs
O processador Intel 8080 e o 8085 possuíam palavras de 8 bits, mesmo tamanho da palavra do processador Motorola 6800, esse processador foi lançado na mesma época . Os endereços tinham 16 bits, tendo uma capacidade máxima de memória endereçável de 64k células ou 64 kbytes, visto que, cada célula podia armazenar 1 byte de dados.
Tratava-se de um processador que realizava o ciclo da instrução de forma seqüencial, possuindo 80 instruções de máquina sendo a maior parte de 8 bits (1 byte) de tamanho e outras de 2 e de 3 bytes. Para ter uma economia de espaço na pinagem do chip, alguns dos pinos serviam a dois propósitos; assim, os 16 bits de endereços ficavam armazenados separadamente, assim ficava 8 bits a menos, bem como 8 bits de dados, fluindo pelo barramento de dados até o RDM, e os 8 bits restante no REM.
A arquitetura x86 dos processadores para computadores pessoais iniciou-se com o processador 8086 e logo depois veio o 8088 ficou famoso por ter sido escolhido pela IBM para compor os computadores pessoais.
O IBM PC, invadiu o mercado de computadores pequenos, revolucionou aquela indústria e iniciou o caminho para o surgimento dos gigantes Microsoft, Compaq, Dell, Sun e outros fabricantes, sejam de software ou de hardware para computadores pequenos e foram eliminado os computadores de grande e médio porte.
A diferença básica entre o 8086 e o 8088 é que o 86 é essencialmente um processador completo de 16 bits, pois seu barramento interno e externo permitia a transferência de 16 bits, enquanto o barramento externo dos 8088 permitia a passagem de apenas 8 bits de dados. Este