teste
Avaliação da utilização de indicadores logísticos de desempenho na cadeia brasileira de suprimentos de refrigerantes
Ronan Torres Quintão (UFMG) rtquintao@dep.ufmg.br
Samuel Vieira Conceição (UFMG) svieira@dep.ufmg.br
Maria de Fátima Brant Drumond (UFMG) fatima@dmep.com.br
Resumo
Este trabalho teve o objetivo de avaliar a utilização de indicadores logísticos de desempenho de quatro elos da cadeia brasileira de suprimentos de refrigerantes (fornecedores de embalagem para refrigerante, indústria de refrigerantes, atacado e supermercado), adotando como metodologia o survey eletrônico. Ao todo, 54 empresas participaram da pesquisa, que teve uma taxa de resposta de 40%. Os indicadores foram selecionados por meio de uma revisão bibliográfica sobre o tema e as empresas responderam se utilizavam ou não os mesmos para controlar e avaliar o seu desempenho logístico.
Palavras-chave: indicadores de desempenho logístico, cadeia de suprimentos de refrigerantes e survey
1. Introdução
Este artigo teve como objetivo avaliar o desempenho logístico da cadeia brasileira de suprimentos de refrigerantes, englobando os fornecedores de embalagem para o produto, as indústrias, os atacados e os supermercados. O survey foi utilizado como metodologia de pesquisa, sendo o questionário enviado eletronicamente para as empresas e disponibilizado em uma página na internet. Ao todo, 54 empresas participaram da pesquisa, obtendo uma taxa de resposta de 40%.
A cadeia de suprimentos de refrigerantes brasileira foi o objeto de estudo por possuir empresas nacionais e multinacionais atuando no mercado nacional e ser de elevada competividade e representatividade no setor de alimentos.
2. Gerenciamento da cadeia de suprimentos
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é baseado no controle da rede de trabalho e na integração de processos entre as empresas, tendo como foco o consumidor