teste
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
BEATRIZ BOSQUETTE ROVARIS
JÚLIA SILVEIRA DE OLIVEIRA
MOISÉS VITORIO MOREIRA
ESTUDO DA VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO E OS FATORES QUE AFETAM
CRICIÚMA, 2014
BEATRIZ BOSQUETTE ROVARIS
JÚLIA SILVEIRA DE OLIVEIRA
MOISÉS VITORIO MOREIRA
ESTUDO DA VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO E OS FATORES QUE AFETAM
Relatório apresentado à disciplina Química Experimental II, da 2ª fase do Curso de Engenharia de Produção ministrada pelo professor Emerson Colonetti.
CRICIÚMA, 2014
1 INTRODUÇÃO
Em virtude das diferenciadas formações de substâncias que pode ocorrer no dia a dia, o estudo da cinética química nos auxilia a identificar os fatores que influenciam na velocidade das reações. Essas reações podem ser rápidas ou lentas, dependo do tipo de substância que esta sendo utilizada.
O presente trabalho tem por objetivo mostrar de forma prática e teórica alguns desses fatores, tais como; efeito da concentração, tempo de uma reação, uso de catalisadores e temperatura que ocorrem nas reações. Todavia, esses fatores dependem das substâncias que se esta reagindo, de trocas iônicas e do tempo da reação com que se formam ou se rompem.
Portanto, a cinética química se faz importante, pois explica alguns fenômenos que encontramos na indústria, em laboratórios e até mesmo em nossa casa, como por exemplo, a oxidação de um ferro, alimentos cozidos sob pressão entre outros.
2 OBJETIVOS
Os experimentos neste descritos tem como objetivos:
Determinar os fatores que afetam a velocidade de uma reação;
Estudar a velocidade de uma reação.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO A área da química que estuda as velocidades com que ocorrem as reações químicas é denominada cinética química. A palavra “cinética” sugere movimento ou mudança;(RAYMOND CHANG 2010).
Por que precisamos saber sobre o assunto? A cinética química nos dá subsídios para entender como as reações químicas ocorrem em nível atômico, o que nos