Teste
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
GRAVATAÍ, 12 DE DEZEMBRO DE 2012
ENERGIA EÓLICA
Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente).
A energia eólica é gerada através de grandes turbinas, em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica.
Esta é uma energia limpa livre de poluições, apesar de não queimar combustíveis fosseis e não emitir poluentes, fazenda eólicas não são totalmente livres de impactos ambientais e podem também causar a morte de muitos pássaros se forem instaladas em rotas migratórias.
Podem ser utilizada em substituição da energia elétrica gerada através de hidrelétricas. Porém o custo dos geradores eólicos é elevado, entretanto o vento é uma fonte inesgotável de energia, as plantas eólicas têm um retorno financeiro a um curto prazo. Ou seja, esta é uma ótima opção para substituir as usinas hidrelétricas.
Embora o mercados de usinas eólica esteja em crescimento no Brasil, ele já movimenta 2 bilhões de dólares no mundo. Existem 30 mil turbinas eólicas de grande porte em operação no mundo, a capacidade instalada na ordem de 13500 MW.
A energia eólica pode garantir 10% das necessidades mundiais de eletricidade até 2020, pode criar 1,7 milhão de novos empregos e reduzir a emissão global de dióxido de carbono na atmosfera em mais de 10 bilhões de toneladas.
Os campeões de uso dos ventos são a Alemanha, a Dinamarca e os EUA, seguidos pela Índia e