Teste
Prezados,
Comente a indagações abaixo, com luz na teoria e a praticidade das políticas macroeconômicas do BACEN: “Qual o papel da política monetária?” Porque é que o Banco Central tem o controle total sobre a condução da política monetária? Em sua opinião, a condução da política monetária com o objetivo de manter inflação a 5,5% deve manter-se no contexto atual? Justifique.
A política monetária é o meio de política econômica utilizada pelo governo, para controlar a liquidez da economia, afetando o produto de forma indireta, por meio das intervenções sobre o mercado financeiro e sobre a taxa de juros. O governo atua sobre a quantidade de moeda na economia, sobre a capacidade de concessão de empréstimo por partes dos bancos e, por consequência, sobre os níveis das taxas de juros. O mercado monetário é como qualquer outro, onde existe demanda e oferta por moeda e preço de equilíbrio, que é a taxa de juros. É o Banco Central que tem o controle total sobre a condução da política monetária, pois é ele quem tem a tarefa de regular a liquidez, de forma compatível com a produção de bens e serviços e o controle da inflação, sendo considerado o “Guardião da moeda”. Com relação à condução da política monetária, para manter a inflação em 5,5% deve se manter, pois o Banco Central pretende continuar a utilizar a taxa de juros para combater a inflação que tem mostrado uma maior resistência. Conforme o COPOM, o momento atual é de se manter vigilante, como o objetivo de minimizar riscos de que níveis elevados da inflação persistam no horizonte relevante para a politica monetária.
Controle da inflação – referir os problemas de uma inflação elevada.
Uma inflação elevada não é benéfica para a economia, pois com ela alta, a população perde a confiança na sua unidade monetária e econômica, tornando o país menos interessante para