teste
Tem-se falado em humanização no ambiente de trabalho. Mas o que é humanização e para que serve? Humanizar significa respeitar o trabalhador enquanto pessoa, enquanto ser humano. Significa valorizá-lo em razão da dignidade que lhe é intrínseca. Isso apresenta vários desdobramentos.
Por exemplo, o relacionamento interpessoal1–necessidade social, conforme MASLOW (2000), ou fator higiênico2, segundo a teoria herzbergiana – deve se pautar pelo diálogo, sem o qual as relações entre os i ndivíduos resvala para conflitos vários
. A dignidade jamais deve ser esquecida ou colocada em segundo plano. A prática da humanização deve ser observada ininterruptamente. O comportamento ético deve ser o princípio de vida da organização, uma vez que ser ético é preocupar-se com a felicidade pessoal e coletiva.
1
Tem competência interpessoal quem saber ouvir o outro e coloca r-se no lugar desse outro a fim de compreendê-lo. Em relação a isso, CARAVANTES (2002: 99) posiciona-se no se ntido de que uma das caracte rísticas fundamentais do ad ministrador excelente é
“5. Competência interpessoal, pois se o produto de seu trabalho visa o homem e é feito através de pessoas, ele deve desenvolver sua capacidade de relacionamento com seus supe riores, pares e subordinados, chegando ao ponto de empatia, isto é, ser capaz de colo car- se em lugar daqueles com quem se relaciona e pensar e sentir como eles”.
2
Em conformidade à teoria herz bergiana, o fator higiênico, em si mesmo, não garante a motiv ação, conquanto a sua ausência constitua desmotivação certa.
3
Só há dialogicidade quando os sujeitos se respeitam.
Wellington Soares da Costa
Caderno de Pesquisas em Administração, São Paul o, v. 10, nº 4, p. 17-21, outubro/dezembro 2003
18