teste
Esta pesquisa é caracterizada como um estudo teórico e empírico. Teórico, porque se levantou na bibliografia elementos que embasaram e complementaram os resultados advindos do processo de coleta de dados, que, por seu lado, contribuíram significativamente com o trabalho. Por outro lado, empírico, enquanto se buscou, por meio de levantamento, capturar algumas informações do trabalho de inúmeros secretários, que se manifestaram por meio de questionário. Para Demo (1987, p. 19):
Metodologia é um instrumental. Trata-se das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A finalidade da ciência é tratar a realidade teórica e praticamente. Para atingirmos tal finalidade, colocam-se vários caminhos.
A opção pelo levantamento se deu pela necessidade de conhecer a realidade dos atores e ações desenvolvidas, na medida em que, conforme (GIL, 2002), esse tipo de pesquisa caracteriza-se pela abordagem direta sobre as pessoas ou grupos cujo fenômeno se deseja conhecer. Para o autor, esse tipo de pesquisa leva o pesquisador ao conhecimento da realidade, pois os próprios atores se manifestam, tornando a pesquisa mais livre de interpretações calcada em certo nível de subjetividade. Nesse sentido, o autor indica esse tipo de estudo para pesquisas que pretendem descrever e explicar determinada realidade. Para análise e interpretação dos dados foi empregada a abordagem qualitativa. Conforme Gil (1994, p. 166):
Estes dois processos (análise e interpretação de dados), apesar de conceitualmente distintos, aparecem sempre estreitamente relacionados. A análise tem como objetivo organizar e sumariar os dados de forma tal que possibilitem o fornecimento de respostas ao problema proposto para ainvestigação. Já a interpretação tem como objetivo a procura do sentido mais amplo das respostas, o que é feito mediante sua ligação a outros acontecimentos anteriormente obtidos.
No que tange à abordagem qualitativa,