teste
DISPENSAÇÃO
Camila de Melo Silva Xavier
Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC, camilamsx@hotmail.com Orientadora: Prof. Ms. Angela
Ferreira Lopes de Teive e Argolo
RESUMO: os sistemas de dispensação de medicamentos dispõem sobre o trajeto destes desde o setor de farmácia aos pacientes e a forma como os mesmos são separados, organizados e dispostos. Um sistema de dispensação eficaz garante uma maior qualidade no atendimento ao paciente, fazendo com que o mesmo receba o medicamento certo na dose e na hora certa, seguindo o preceito do uso racional de medicamentos. A escolha de um sistema de dispensação depende de vários fatores como: estrutura física, recursos humanos, investimento financeiro entre outros, que podem influenciar na eficácia do mesmo. Seus principais objetivos focam: redução de erros de medicação, planejamento terapêutico; racionalização de medicamentos, aumento do controle de estoque; redução de custos e primordialmente o aumento da segurança para os pacientes.
Esse é um estudo descritivo das principais características dos sistemas de dispensação de medicamentos no contexto da farmácia hospitalar, discutindo suas vantagens e desvantagens. Palavras chaves: Sistemas de Medicação; Farmácia Hospitalar; Garantia de qualidade nos serviços de saúde e Erros de Medicação.
1
INTRODUÇÃO
Os serviços de saúde tem necessitam buscar constantemente a excelência em
suas atividades, pois um erro não resulta apenas em prejuízo, já que pode acarretar na perda de vidas. Nesse sentido, as organizações de saúde estão cada vez mais se preocupando com a qualidade em suas estruturas e processos (GUTIERRES, 2008).
2
A missão essencial das instituições hospitalares é atender a seus pacientes da forma mais adequada. Por isso, todo hospital deve preocupar-se com a melhoria permanente da qualidade de sua gestão e assistência (BRASIL, 2002).
No Brasil, as iniciativas de melhoria