Teste
Turma PROJ39
Negociação e Administração de Conflitos
Campinas, 20 de Setembro de 2013.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de abordar os problemas relacionados ao processo de negociação, já que no dia a dia um indivíduo negocia constantemente para as mais diversas necessidades e situações, seja na vida pessoal ou profissional.
Em todos os âmbitos é necessário dedicar um tempo para se preparar, planejando e conhecendo suas necessidades e objetivos antes de começar uma negociação. Dessa forma, a possibilidade de ganho e sucesso é muito maior para todas as partes envolvidas.
Serão abordadas nesse trabalho todas as fases do processo de negociação, desde o início, quando o interlocutor está se preparando e conhecendo suas próprias necessidades e analisando as necessidades da outra parte, passando pela fase de execução onde serão expostos os objetivos de cada um e criação do escopo para evitar possíveis conflitos entre as partes, até o momento de controle ou fechamento do processo de negociação onde serão mensurados os resultados obtidos versus o que era realmente esperado e manutenção do relacionamento para negociações futuras.
PLANEJAMENTO
A etapa de planejamento é uma das partes mais fundamentais do processo de negociação. É neste momento que o negociador tem a oportunidade de se preparar para a interação com os interlocutores e ter uma visão mais clara do contexto e do cenário com o qual irá se deparar. Pensando desta forma, algumas perguntas devem ser feitas: “quem são os stakeholders?”, “qual o objeto da negociação?”, “quais são as variantes ambientais?”.
Nestas condições é importante que o negociador pense na execução com uma perspectiva tática, prevendo possíveis oportunidades, necessidades, concessões e conflitos. Além disso, o tempo gasto nesta etapa deve ter atenção especial, uma vez que é diretamente proporcional à obtenção de um